segunda-feira, 29 de junho de 2009

Talento Suburbano?




Primeiramente eu gostaria de pedir licença a vocês pela minha breve crítica a essa peça, críticas nem sempre são negativas, acreditem. Mas, como nem todo mundo é perfeito...

Como não falar do trabalho espetacular de Thalita Carauta em “Os Suburbanos”? Como não lamentar o erro de Manoel Carlos ao permitir que ela não tivesse um espaço maior em Páginas da Vida?

Os Suburbanos é o nosso retrato, o retratado do povo brasileiro, daqueles que são obrigados a entrar em trens cheios ou a pegar lotações porque o governo não investe na melhoria de transportes públicos. Mostra a dependência e a precariedade da saúde brasileira.
Thalita Carauta se entrega a personagens que contrastam, passando de funkeira à evangélica fanática num estalar de dedos, e com maestria. O talento de Thalita no palco nos faz esquecer de erros primários como o baixo volume de Rodrigo Sant’Anna. Outro destaque é para atriz Isabelle Marques que passou por três personagens, e ainda fez questão de ajudar o colega de cena quando ele errou o texto. Siiiim! Ele errou o texto! Inverteu a ordem de palavras, voltou atrás, hesitou, e Isabella falou não só uma, mas duas vezes para que ele continuasse a peça. É! De onde eu venho, ter o texto decorado e ter noções de improviso é o mínimo que exigem para que possamos subir num palco. Mas como esperar muita coisa de alguém que está na Turma do Didi?

O destaque de Rodrigo Sant’Anna se dá quando ele interpreta um travesti, nesse momento conseguimos esquecer todos os palavrões desnecessários, e o falsete que prejudicava o entendimento de partes cruciais da peça.

Quanto ao texto é do próprio ator e diretor da peça, e é bastante inteligente. Sua interação me lembrou bastante a peça BOOM, de Jorge Fernando, com suas brincadeiras intestinais (acho que posso chamar assim).O cenário é bastante prático, e o figurino é simples, mas atende a todas as necessidades dos atores.

A peça ainda conta com um grupo de pagode que canta ao vivo, músicas como Você me vira a cabeça, conhecida na voz de Alcione. Este grupo infelizmente é composto por cinco componentes sem formação artística.

A direção é de Rodrigo Sant’Anna, que comete um erro grave enchendo o palco com o grupo em situações onde seriam necessárias apenas duas pessoas para o que chamamos de “figuração”. Esse caso é apenas mais um exemplo de que a auto-direção não funciona, desde que o ator tenha bastante experiência e tenha alguém para supervisioná-lo.


É isso! Espero que tenham gostado da minha primeira crítica para este blog. E, sim! Assistam a peça, ela é muito boa, eu assisti duas vezes para ter certeza do que iria dizer aqui. É claro que o meu olhar é muito mais técnico, e não poderia ser diferente, uma vez que já faço teatro há algum tempo, então não se assustem. Para quem quer uma comédia, esta é uma boa opção para o domingo à noite.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

TOP 5 - VILÃS

Olá,
meu nome é Fernanda Ielpo, sou atriz e primeira-dama deste blog (em todos os sentidos da expressão!). Resolvi escrever esse primeiro post porque estou vendo que isso aqui está um pouco parado, não acham?
Bom, nós sabemos que os apaixonados por teatro, geralmente assistem muita TV, muitos filmes, e têm um gosto um tanto peculiar para escolher seus ícones, suas fontes de inspiração. Eu, por exemplo, adoro os vilões, quando bem feitos. Por isso, separei uma lista com cinco vilões que mais deixaram o público alvoroçado, pelo menos em minha opinião.

1) BIA FALCÃO – Fernanda Montenegro

Matriarca da família Assumpção e fundadora de uma grande empresa chamada Belíssima. Criou os netos para que assumissem seu lugar na presidência da empresa. Mulher elegante, de pulso firme, bastante impaciente e intolerante. Sofreu uma decepção amorosa no passado, o que explica suas atitudes atrozes.


2) ODETE ROITMAN - Beatriz Segall
Odete Roitman é a vilã mais famosa da teledramaturgia brasileira. Interpretada por Beatriz Segall, na novela Vale Tudo, em 1988, Odete era dotada de uma certa superioridade.




3) MARTA – Lília Cabral
Mulher de coração muito duro que detesta crianças, apesar de trabalhar organizando festas infantis. É pretensiosa e sonha alto, deseja que seus filhos realizem tudo o que ela sonhou realizar um dia.




4) NAZARÉ TEDESCO – Renata Sorrah

Naza, era uma profissional do sexo, que desesperada rouba uma criança para casar-se com seu amante. Para manter seu segredo e manter um nível de vida um tanto quanto confortável, acaba cometendo assassinatos.




5) LAURA PRUDENTE DA COSTA – Claudia Abreu

Laura Prudente da Costa se aproxima de Maria Clara dizendo ser sua maior fã e consegue um emprego em sua empresa, depois disso, ela rouba a vida de Maria Clara, ficando com sua casa, empresa, e todos os bens.



É isso! Espero que tenham gostado!